ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CONDOMÍNIOS
Estima-se que de cada 100 (cem) famílias ao menos 44 criam animais de estimação¹. Diante disto, o Escritório Cláudio Alves - advogados separou algumas dicas para harmonizar a convivência no Condomínio a fim de evitar conflitos:
-
Caso o animal de um morador faça muito barulho, antes de registrar a queixa, verifique se os demais condôminos também se sentem incomodados e procure dialogar com o dono do pet para que este tente solucionar o problema.
-
Sempre que for utilizar o elevador para descer com o animal de estimação faça uso do elevador de serviço. Lembre-se de levá-lo no colo e apenas descê-lo nas áreas adequadas para passeio com ele.
-
Caso seu animalzinho faça sujeira na área comum do condomínio, limpe-a no mesmo momento, pois um ambiente limpo é um ambiente saudável.
-
Tenha em mente que apesar de nenhuma convenção ou assembleia poder vedar a presença de animais de estimação no interior dos apartamentos, não significa que as mesmas não possam restringir as formas de acesso, passeio e outros dos pets.
-
Tenha sempre a carteirinha de vacinação do seu animal em dias já que o mesmo não deve oferecer riscos à saúde e à segurança dos demais moradores e animais.
(1) IBGE - Pesquisa realiza em 2013 com divulgação em 2016